Blog

MILITEC-1 Dry Impregnated Lubrication

  • O que é ?

É um líquido sintético de coloração dourada, similar aos óleos SAE-10 em viscosidade. Mesmo que, na maioria dos casos, Militec-1 seja adicionado ao óleo, não é um aditivo de óleo, pois não contém melhoradores do índice de viscosidade, não altera a composição físico-química, nem o intervalo de troca do óleo. Militec-1 é um condicionador de metais.

Pode ser aplicado puro(em locais de atrito entre metais, que não utilizem óleo ou graxa), e também pode ser adicionado a qualquer tipo de óleo ou graxa existentes no mercado, sejam eles minerais ou sintéticos.

  • Importante

Militec-1 não contém parafinas cloradas, PTFE, flúor, solventes, óleos condutores, melhoradores de viscosidade, metais, bissulfato de molibidênio, zinco, enxofre, súlfor, grafite, nem outros sólidos quaisquer.

  • Deve-se ressaltar que Militec-1 não é perigoso, não é tóxico e não é inflamável.

É tão seguro que Militec-1 foi aprovado paro o meio-ambiente, pelo Comando Médico da Armada dos Estados Unidos – US NAVY – justificação e Aprovação n°. 89-006 para uso a bordo de submarinos movidos a energia nuclear.

  • Como Funciona ?

Militec-1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Chegando a esses locais,Militec-1 sai completamente do lubrificante, e as moléculas de Militec-1 fixam-se na superfície metálica (*adsorção). Isso ocorre entre 38°C e 66°C, dependendo das condições de atrito e carga.

*adsorção é a fixação de molécula de uma substância na superfície de outra

O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica(não a endurece) – tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa. Além do aumento da resistência da superfície metálica, Militec-1 reduz drasticamente o atrito e o arrasto parasítico entre os metais.

  • MILITEC-1 é Diferente!!!

As partidas a frio são responsáveis por 80% do desgaste total dos motores, pois durante essas partidas ocorre o contato de metal com metal devido a ausência momentânea de lubrificação. Mas aplicando-se Militec-1, ocorrerá o contato de Militec-1 com Militec-1, protegendo a superfície metálica e evitando esse desgaste significativo.

  • Beneficios do uso
  1. Reduz o atrito e, consequentemente, o desgaste.
  2. Aumenta a potência usando a mesma energia.
  3. Melhora a acomodação entre os anéis de pistão e as paredes do cilindro, resultando em melhor compressão.
  4. Requer menos energia para dar a partida nos motores.
  5. Reduz o calor gerado nas partes móveis em atrito.
  6. Reduz a oxidação, a decomposição térmica e a corrosão.
  7. Reduz a emissão de gases poluentes.
  8. Permanece adsorvido às peças, independente das trocas de óleo.
  9. Mantém a lubrificação permanente em todas as superfícies metálicas.
  10. Não afeta a viscosidade, nem as propriedades físico-químicas do óleo.
  11. Não altera as tolerâncias de folga do equipamento.
  12. Protege as peças inclusive no caso de contaminação do óleo por outros elementos(gasolina, diesel, álcool, água, solventes, poeira, etc.).
  13. Evita que contaminantes (borras, vernizes, carbonizações) e partículas se depositem nas superfícies metálicas.
  • Obs.: motores ou equipamentos que estejam com desgaste acima da tolerância podem não obter os benefícios mencionados.