Serviços

Higienização do ar

Na cidade em que vivemos, a quantidade de partículas suspensas no ar que respiramos (poluição) é muito grande, principalmente quando estamos em um engarrafamento com ônibus e caminhões do nosso lado. O filtro de cabine serve para reter estas partículas antes que entrem na cabine do veículo e, consequentemente, em nossos pulmões.

Ele precisa ser trocado e os dutos higienizados periodicamente pois acaba perdendo eficiência quando fica saturado, podendo bloquear quase totalmente a ventilação do carro.

servicos-higienizacao-ar

Por que os fungos e bactérias infestam o sistema do ar condicionado?

Com o ar condicionado ligado, a umidade do ar condensa-se na superfície do evaporador (peça responsável pelo resfriamento do ar), da mesma maneira que acontece com uma garrafa de bebida gelada (que fica “suada”). Quando desligamos o aparelho, o evaporador esquenta, e se estiver sujo o ambiente fica muito propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias (calor + umidade + sujeira).

Higienização:

Existem dois tipos de higienização do sistema de ar condicionado: a preventiva e a corretiva.

A primeira deve-se fazer periodicamente aplicando um produto que elimina fungos, bactérias e ácaros de todos os elementos do ar condicionado (peças e dutos por onde circula o ar) e também da cabine do carro, já que é aplicado em estado gasoso e fica circulando por todo o interior do carro durante aproximadamente 20 minutos.

A corretiva faz-se necessária quando o aparelho já está com um cheiro forte de mofo ou algo parecido. Neste caso provavelmente o evaporador já está cheio de sujeira e, por isso, necessita ser removido para que se faça uma limpeza mais pesada.

A Via Lubrificantes trabalha com a higienização preventiva.