Serviços

Troca do fluido de freio

Responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos, o fluido de freios raramemente é lembrado por muitos motoristas.

servicos-substituir-fluido-freio

Quando é preciso trocar o fluído para freios?

O correto é trocar o fluido para freios periodicamente, levando em consideração que o mesmo é higroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar afetando sua eficácia.

O ideal é trocar por completo este fluido a cada 20.000km ou 1 ano ( média dos manuais das montadoras ). O fabricante BOSCH dos componentes do sistema de frenagem (peças e fluido) recomenda a cada 10.000km ou 12 meses em condições normais de rodagem.

Caso o fluido esteja abaixo do nível mínimo ou acima do nível máximo (indicados dentro do recepiente), recomenda-se a substituição completa do fluido.

Quais são os cuidados que se deve tomar no momento da troca?

O fluido para freios sofre alterações em contato com a umidade do ar, o que modifica a viscosidade e diminui a temperatura de ebulição, diminuindo a precisão das frenagens.

Portanto, é preciso fazer a troca completa. Caso sobre algum líquido no frasco, este não poderá ser usado posteriormente.

Qual a diferença entre os líquidos para freios hidráulicos DOT 3 e DOT 4?

O líquido para freios DOT 3 é utilizado em veículos com freio a tambor, a disco e em caminhões com 3 eixos. Ele foi desenvolvido para suportar as mais severas condições de uso, nas temperaturas de  -40 C a +232 C.

O DOT 4 é utilizado em todos os veículos automotores com sistema de freios a disco ou a tambor e suporta temperaturas mais elevadas, sendo de -40 C a +265 C. Atualmente, para carros de alta performance com freios ABS, são utilizados fluidos de freios DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1.

RECOMENDAÇÕES:

Evite misturar fluidos de marcas diferentes; troque o fluido para freios do seu veículo de acordo com as especificações.

Evite abrir a tampa do reservatório para conferir o nível , isto pode acelerar o processo de absorção da umidade do ar.O nível deve ser checado através dos indicadores externos do recipiente.