Serviços

Troca de fluido de direção

A função da direção hidráulica  é REDUZIR O ESFORÇO do motorista, que passa a comandar a parte mecânica com maior facilidade.

servicos-troca-fluido-direcao

A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum na maioria dos veículos leves e pesados. Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições e, principalmente, bem lubrificados. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.

Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira. A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.

Quando é preciso trocar o fluido da direção hidráulica?

A maioria das montadoras resumem apenas na checagem e complemento do nível do fluido. O correto realizar as trocas periodicamente a cada 20.000 km ou 12 meses.
A consequência de manter o fluido velho no sistema, é que as peças do sistema de direção hidráulica que são compostas de ferro, alumínio e cromo, soltam partículas de limalhias (sujeira) que ficam armazenadas na peneira do reservatório de fluido hidráulico, que com o passar do tempo são liberadas ocasionando danos nos retentores da caixa de direção e bomba de direção, tendo como consequências principais o vazamento do fluido hidráulico e ruídos anormais.

Por isso, é muito importante realizar a manutenção preventiva do sistema de direção hidráulica do seu carro.

A Via Lubrificantes está preparada para realizar a susbtituição completa desse fluido.