Blog

SUBSTITUIÇÃO DO FLUIDO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA

Nos últimos anos, a direção hidráulica se tornou um equipamento comum na maioria dos veículos leves e pesados. Para o bom funcionamento do conjunto, é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições e, principalmente, bem lubrificados. Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica com facilidade, pois a maior parte do trabalho é feita hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão. A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Se houver falha no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.
As peças do sistema de direção hidráulica, compostas de ferro, alumínio e cromo, soltam limalhas, pequenas partículas de sujeira que ficam armazenadas na peneira do reservatório de fluido hidráulico. Com o passar do tempo, essas partículas são liberadas, ocasionando danos nos retentores da caixa de direção e bomba de direção. As principais consequências são o vazamento do fluido hidráulico e ruídos anormais.
Por conta disso, manter o fluido velho pode ser prejudicial ao veículo e é muito importante realizar a troca do fluido periodicamente, a cada 12 meses ou 20.000 km rodados. A Via Lubrificantes é preparada para realizar a manutenção preventiva do sistema de direção hidráulica!