NO FUNDO DO CÁRTER DE ÓLEO TEM UM ÍMÃ

O ímã no fundo do cárter do óleo de motor, existente em alguns automóveis, tem a finalidade de reter as limalhas que surgem como consequência do desgaste do motor, que é devido ao atrito entre as partes móveis internas. O óleo lubrificante, livre dessas partículas metálicas, torna-se mais eficiente, diminuindo o atrito e prolongando a […]

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CONDICIONADOR DE METAIS “MILITEC-1”

Militec-1 é um líquido sintético de coloração dourada. Mesmo que, na maioria dos casos, seja adicionado ao óleo lubrificante, NÃO é um aditivo de óleo, pois não contém melhoradores do índice de viscosidade, não altera a composição físico-química, nem o intervalo de troca. Militec-1 é um condicionador de metais.Pode ser aplicado puro em locais de […]

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MITO OU VERDADE ? NÍVEL DO LUBRIFICANTE

O nível correto do óleo se encontra, de fato, no traço superior, que garante a quantidade correta de lubrificante indicada no manual do veículo. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas o nível máximo que garante a lubrificação correta do motor! O segmento entre os traços superior e inferior é […]

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O MESMO LUBRIFICANTE VAI EM CARROS E MOTOS

Ao passo que nos carros há um lubrificante específico para o motor e outro para a caixa de transmissão, na maioria das motocicletas com motores 4 tempos, o mesmo óleo lubrifica cilindros, pistões, caixa de marchas e embreagem. Essa particularidade técnica deixa claro que não é recomendável utilizar óleos para automóveis em motocicletas e vice-versa. […]

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MINERAL OU SINTÉTICO

O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. Eles não são tão desenvolvidos quantos os sintéticos e semissintéticos, mas ainda são comuns e tradicionais no mercado. Suas principais características são o menor preço e, em contrapartida, uma menor durabilidade, necessitando de trocas […]

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O QUE SIGNIFICAM OS NÚMEROS

Os números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na fluidez e estabilidade térmica a baixas e altas temperaturas.Os óleos lubrificantes são divididos em dois grupos: monoviscosos (por exemplo, SAE 30 ou SAE 10W) e multiviscosos (por exemplo, SAE 10W30).Os multiviscosos são os […]

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SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento, representando 70% da capacidade de refrigeração do motor, ficando os 30% restantes por conta do óleo lubrificante.Nos automóveis mais antigos, preocupava-se apenas com a dissipação do calor gerado pelo motor. Nos atuais, porém, devido ao gerenciamento eletrônico do motor, […]

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PORQUE TROCAR O ÓLEO DO MOTOR

com o tempo, os aditivos originais da formulação vão se esgotando e o lubrificante começa a se degradar. Além disso, ocorre uma contaminação devido à queima do combustível e do óleo lubrificante. Tudo isso faz com que a eficácia da lubrificação do óleo diminua à medida que a quilometragem aumenta e, ao rodar com o […]

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TROCA DO OLEO DE CÂMBIO

Embora não seja do conhecimento da grande maioria dos motoristas, o óleo do câmbio precisa ser revisado e substituído!A substituição é necessária porque o lubrificante, com o passar do tempo e com a quilometragem rodada, perde suas propriedades protetivas em função da oxidação, levando o câmbio a apresentar ruídos e até mesmo à quebra, por […]

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PALHETAS DO LIMPADOR DE PARA-BRISAS

Estar em meio a uma forte chuva e perceber que sua visibilidade está comprometida por falta de eficiência das palhetas, além de desagradável, é extremamente perigoso. Por conta disso, essa peça é classificada como item de segurança. As palhetas dão sinais de que precisam ser trocadas, mas acabam passando despercebidas, sendo lembradas somente em dias […]

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