O QUE SABER SOBRE OS VEÍCULOS ELÉTRICOS
Pontos positivos
- Desempenho mais alto, principalmente em virtude do alto torque.
- Por conta da maior eficiência, estima-se que o custo por quilômetro seja um terço do que se gasta com um carro a gasolina.
- Carros elétricos não possuem sistema de escape e não precisam de trocas de óleo.
- Praticidade e autonomia em função da velocidade de desenvolvimento das baterias, cada vez menores e mais eficientes.
- Facilidade de abastecer o automóvel, seja em casa, no trabalho ou em um posto de carregamento. Apesar de ainda não haver muitos locais para carregamento nas grandes cidades, isso tende a ser rapidamente resolvido quando passar a existir demanda. Visitas a postos, nesse cenário, serão eventuais, como em caso de viagens.
- O carro elétrico tem potencial para reduzir a poluição urbana, inclusive a sonora, já que o funcionamento do motor é silencioso. Apesar de poluir mais para ser produzido, isso é compensado ao longo da vida útil do carro.
Pontos negativos
- Atualmente, os modelos novos prometem mais de 300 km de autonomia com uma recarga, chegando alguns a mais de 600 km. No entanto, enquanto não houver postos de carregamento nas estradas, modelos 100% elétricos ficarão restritos aos centros urbanos. Para viagens longas, ainda é necessário um modelo um híbrido.
- Apesar de as montadoras afirmarem que os carros elétricos são menos propensos a apresentar defeitos, enquanto estes forem a exceção, dificilmente será possível evitar os reparos na rede autorizada, limitando as possibilidades de consertos mais rápidos e baratos.
- Ainda não há um bom mercado para venda de híbridos ou elétricos usados, o que acaba afastando potenciais compradores. Isso sem contar que esses modelos ficam obsoletos muito mais rapidamente, tendo em vista sua frenética evolução tecnológica.
- As baterias utilizadas atualmente são de lítio, as quais são pouco resistentes a altas temperaturas, impossibilitando a produção de modelos para uso off-road. Estuda-se a possibilidade de produção de baterias de grafeno para contornar esse problema.
- Por fim, ainda há pouco ou nenhum incentivo no Brasil para aquisição desse tipo de automóvel, dificultando ainda mais o processo de transição para modelos elétricos.