Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições e, principalmente, bem lubrificados. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.
Quando é preciso trocar o fluido da direção hidráulica?
A maioria das montadoras resumem apenas na checagem e complemento do nível do fluido. O correto realizar as trocas periodicamente a cada 20.000 km ou 12 meses.
A consequência de manter o fluido velho no sistema, é que as peças do sistema de direção hidráulica que são compostas de ferro, alumínio e cromo, soltam partículas de limalhas (sujeira) que ficam armazenadas na peneira do reservatório de fluido hidráulico, que com o passar do tempo são liberadas ocasionando danos nos retentores da caixa de direção e bomba de direção, tendo como consequências principais o vazamento do fluido hidráulico e ruídos anormais.Por isso, é muito importante realizar a manutenção preventiva do sistema de direção hidráulica do seu carro.