Responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos, o fluido de freios raramente é lembrado por muitos motoristas.
Quando é preciso trocar o fluído para freios?
O correto é trocar o fluido para freios periodicamente, levando em consideração que o mesmo é higroscópico, ou seja, absorve a umidade do ar afetando sua eficácia.
O ideal é trocar por completo este fluido a cada 20.000km ou 1 ano ( média dos manuais das montadoras ). O fabricante BOSCH dos componentes do sistema de frenagem (peças e fluido) recomenda a cada 10.000km ou 12 meses em condições normais de rodagem.
Caso o fluido esteja abaixo do nível mínimo ou acima do nível máximo (indicados dentro do recepiente), recomenda-se a substituição completa do fluido.
Qual a diferença entre os líquidos para freios hidráulicos DOT 3 e DOT 4?
O líquido para freios DOT 3 é utilizado em veículos com freio a tambor, a disco e em caminhões com 3 eixos. Ele foi desenvolvido para suportar as mais severas condições de uso, nas temperaturas de -40 C a +232 C.
O DOT 4 é utilizado em todos os veículos automotores com sistema de freios a disco ou a tambor e suporta temperaturas mais elevadas, sendo de -40 C a +265 C. Atualmente, para carros de alta performance com freios ABS, são utilizados fluidos de freios DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1.