SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento, representando 70% da capacidade de refrigeração do motor, ficando os 30% restantes por conta do óleo lubrificante.
Nos automóveis mais antigos, preocupava-se apenas com a dissipação do calor gerado pelo motor. Nos atuais, porém, devido ao gerenciamento eletrônico do motor, qualquer mudança na temperatura é responsável por alterar a quantidade de combustível injetado e o ponto de ignição. Quando o sistema de arrefecimento trabalha na temperatura ideal, o motor tem maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, maior desempenho e emite menos poluentes, além de precisar de menos manutenção.
O veículo precisa, em média, de quatro a nove litros de fluido, o qual contém uma mistura de água desmineralizada e aditivo. O fabricante determina a quantidade e quando o fluido deve ser substituído, sendo a frequência média de troca preventiva uma vez a cada ano.
É essencial verificar o nível do fluido uma vez por semana, assim como o aspecto da sua coloração. Se o nível estiver abaixo do máximo com o motor frio, é necessário completá-lo. Abasteça o sistema sempre com o fluido correto! Colocar apenas água da torneira, ao invés do fluido com os componentes específicos, pode danificar o veículo. Caso o nível esteja abaixando com frequência, isso pode indicar algum problema no sistema de arrefecimento, e você deve levar o veículo a uma oficina. A verificação da coloração do fluido também é muito importante! Se estiver turvo ou com aspecto de água barrenta, isso significa que o sistema está contaminado e em processo de oxidação, comprometendo significativamente a integridade dos componentes responsáveis pelo sistema de arrefecimento.
Não faça a troca do líquido em casa ou em um lugar em que você não confie. Durante a troca do aditivo, é recomendável limpar os componentes do sistema e drenar totalmente a composição, o que demanda conhecimento especializado. A Via Lubrificantes atua realizando a limpeza e a aditivação do sistema de arrefecimento, de forma a proporcionar mais economia e maior durabilidade ao motor do seu carro.

Desenvolvido por: DMI software