Descubra a importância de trocar o fluido da transmissão automática - Via Lubrificantes - Troca de óleo especializada

Descubra a importância de trocar o fluido da transmissão automática

Realizar a troca de óleo periódica garante o bom funcionamento do sistema de câmbio e gera economia


Da mesma forma que o motor, o câmbio dos veículos também necessita do óleo lubrificante para funcionar corretamente. No entanto, existem algumas especificidades quando tratamos sobre a troca do fluido da transmissão automática dos carros.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a manutenção preventiva do câmbio automático e também sobre a necessidade de trocar o óleo do sistema.

Para responder a essas questões, iremos trazer algumas informações essenciais para você que possui carro automático. Confira!

 

É necessário trocar o fluido de transmissão automática?

Essa é uma dúvida muito frequente entre os donos de veículos automáticos. Parte dos questionamentos se deve ao mito de que os veículos com transmissão automática atuais não necessitam da troca de óleo, em virtude da tecnologia avançada dos lubrificantes, o que é um engano.

Portanto, a troca do fluido de transmissão é altamente recomendada e contribui para evitar danos ao veículo.

O lubrificante tem a função de fazer com que a transmissão trabalhe corretamente, garantindo a perfeita movimentação dos componentes, reduzindo o atrito e o desgaste das peças, além de proteger contra a oxidação e mais.

Assim, garantir o bom estado do fluido de transmissão é vital para o sistema de transmissão automática.

O que ocorre é que não existe uma padronização desse período de troca entre as montadoras, o que pode confundir muitos proprietários.

Como saber então qual é o período indicado para realizar a troca do fluido dos sistemas de câmbio automáticos? É o que vamos tratar a seguir!

 

Quando trocar o óleo da transmissão automática?

Como já mencionamos, existem diferentes indicações sobre a troca do óleo de acordo com diversas montadoras. Algumas delas, inclusive, nem mesmo indicam o prazo de troca.

No entanto, o período correto para realizar a substituição do fluido é a cada 50 mil km rodados.

O cumprimento desse prazo é fundamental para garantir que o sistema de transmissão automática estará sempre funcionando nas melhores condições.

Do contrário, pode haver desgaste excessivo e até mesmo a quebra de peças do sistema, acarretando em prejuízos desnecessários uma eventual manutenção corretiva de alto custo.

 

Assim, quando o assunto é lubrificação, a manutenção preventiva é sempre a melhor solução. Por isso, você deve contar com o suporte de quem entende do assunto!

Na Via Lubrificantes, prezamos pela qualidade dos produtos e de nossos serviços para cuidar do seu veículo com eficiência, segurança e economia para você.

Fale conosco e agende uma avaliação personalizada!

SERVIÇOS
Desenvolvido por: DMI software