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MITO OU VERDADE ? NÍVEL DO LUBRIFICANTE

O nível correto do óleo se encontra, de fato, no traço superior, que garante a quantidade correta de lubrificante indicada no manual do veículo. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas o nível máximo que garante a lubrificação correta do motor! O segmento entre os traços superior e inferior é considerado um intervalo de segurança, dentro do qual o veículo pode rodar normalmente, sem qualquer risco de dano ao motor.
No decorrer da vida útil do lubrificante, é normal haver baixas entre 500 mL e 1 L a cada 1.000 km rodados, dependendo do veículo. No ato da troca do lubrificante, o nível máximo deve ser observado, a fim de garantir a quantidade correta especificada no manual. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. Se o óleo, porém, fica acima do máximo, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas. Além disso, o óleo em excesso, queimado na câmara de combustão, suja as velas e as válvulas, podendo danificar também o catalisador no sistema de descarga do veículo.